Uma forte chuva atingiu o município de Parintins, nesse fim de semana, deixando mais de 1.300 famílias desabrigadas e parte da cidade alagada, além de causar deslizamentos na orla.
De acordo com o secretário de convênios da Prefeitura, Wanderley Ribeiro, será feito um decreto de emergência para atender os moradores. Ainda segundo ele, o número de famílias afetadas pode aumentar já que o levantamento das ocorrências continua.
Segundo informações da Defesa Civil, áreas que não são mapeadas como pontos de alagação foram as mais prejudicadas.
Conforme dados do Ifam Parintins, o volume de chuva ultrapassou 180 milímetros em menos de 24 horas, o maior índice já registrado em 10 anos.
O governador Wilson Lima vai ao município, nesta segunda-feira (4), para acompanhar a situação das áreas atingidas e anunciar ajuda para famílias desabrigadas.
Ouça a reportagem:
Em Manaus, o Governo organizou uma ação emergencial para atender famílias da Comunidade da Sharp, no Armando Mendes, zona Leste, que enfrentaram problemas de alagação, também nesse fim de semana, por conta das chuvas.
A ação, que teve à frente a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), teve como objetivo apoiar a Defesa Civil municipal, responsável por atuar na cidade em situações de emergência.
Foram distribuídas cestas básicas e colchões. A UGPE atuou também na recuperação das pontes de madeira usadas para a locomoção das pessoas que moram nas áreas alagadas.
Rádio Rio Mar – Carlos Alexandre, de Parintins
Fotos: Arleison Cruz