Encontro das referenciais da Rede um Grito pela Vida fortalece a missão na região Amazônica

A Rede Um Grito pela Vida realizou nesta semana, mais uma reunião com as Referenciais na Região Amazônica. O encontro, marcado por um espírito orante e fraterno, proporcionou um ambiente de fortalecimento mútuo entre as participantes.

A Irmã Isabel do Rocio Kuss, coordenadora da Rede Um Grito Pela Vida – Brasil, ressaltou que durante a reunião houve uma avaliação da caminhada realizada até o momento, com um repasse das informações do encontro nacional das Coordenadoras da Rede.

Além disso, foram discutidas as ações promovidas durante a Campanha Faça Bonito, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, e houve uma motivação para as inscrições no Curso Juventudes Cuidadoras da Vida.

Na Amazônia brasileira, a Rede Um Grito pela Vida tem a missão de prevenir e enfrentar o tráfico de pessoas e o compromisso com a dignidade e os direitos humanos.

O evento foi concluído com a oração pela nossa terra, extraída da encíclica Laudato Si, em celebração a Semana do Meio Ambiente.

A Rede “Um Grito pela Vida” é Intercongregacional. Constituída por aproximadamente 150 religiosas/os de diversas Regionais e Congregações.

Um espaço de articulação e ação profético-solidária da Vida Religiosa Consagrada do Brasil. Desde 2006, como parte constitutiva da CRB Nacional, atua de forma descentralizada e articulada com as organizações e iniciativas afins, nas diversas localidades, Estados e Municípios. Integra a Talitha kum – Rede internacional da Vida Religiosa Consagrada.

As religiosas/os que integram a Rede “Um grito pela Vida” atuam nas diversas regiões do país, articuladas em mais de vinte núcleos, integradas com as organizações eclesiais e civis, fomentando, promovendo e/ou participando de atividades e processos de prevenção e assistência e  intervenção política, buscando instruir e  instrumentalizar a sociedade a fim de coibir o crescimento da inserção de vítimas neste mercado do crime.

Com o lema: “Enfrentar o Tráfico de pessoas é nosso Compromisso”, a Rede  Desenvolve um conjunto de atividades de:

– Sensibilização e informação, priorizando os grupos em situação de vulnerabilidade, lideranças comunitárias, agentes de pastoral e outros;

– Organização de grupos de reflexão e estudo, aprofundando as causas e situações que o favorecem como: questões de gênero, violência, modelo de desenvolvimento, grande construções e projetos, grandes eventos, hedonismo midiático, aumento da precariedade do trabalho, corrupção, impunidade, entre outras;

– Capacitação de multiplicadores/as, visando ampliar a ação de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, principalmente para fins de exploração sexual;

– Participação e mobilização social e politica de incidência na definição e efetivação de politicas públicas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar