Formação reúne atendentes paroquiais para autocontrole nos desafios do atendimento ao público

“Psicologia dos atendentes” foi o tema da formação ocorrida nessa quinta-feira (26), realizada no auditório da Cúria Arquidiocesana de Manaus. O evento teve como público-alvo os atendentes atuantes nas paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus e contou com cerca de 50 participantes.

O padre Siro Stocchetti, que é missionário comboniano e psicólogo, foi o assessor deste momento formativo destacando a necessidade do autocontrole ao se depararem com os desafios que surgem da interação com os que buscam serviços da secretaria, especialmente aqueles que exigem uma pressa, um atendimento imediato do que necessitam, entre outros.

Ele também aconselhou todos para o crescimento na liberdade interior, sabendo separar o que é de si e o que é do outro, identificar o que é do presente do que vem do passado, saber lidar com as próprias emoções para que não determinem o agir que deve ser orientado pelos valores.

Ouça o áudio:

O bispo auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, proferiu algumas palavras aos presentes afirmando ser importante o autoconhecimento para aqueles que estão à frente, acolhendo as pessoas nas diversas paróquias e áreas.

Este foi um tema escolhido após o encontro sobre espiritualidade do atendente paroquial realizado no início do ano, onde foi identificada a necessidade de trabalhar algo que ajudasse a compreender as dificuldades pessoais para poder melhor servir o outro, conforme explica Vanilda, atendente da Paróquia São Vicente de Paulo e membro da comissão organizadora.

Ouça o áudio:

Com informações da Arquidiocese de Manaus

Foto: Divulgação