Fogos de Artifício: Saiba como manter o pet calmo e seguro durante as festas de fim de ano

A celebração do Natal e do Ano Novo é marcada pelos fogos de artifício, que iluminam o céu e o preenchem de cores e brilho, mas também de muito barulho. O ato que é admirado por muitos, é motivo de pânico para os pets, principalmente os cães, e isso não é novidade para quem tem um animal de estimação em casa.

Fogos de artifício: saiba como manter o pet calmo e seguro durante as festas de fim de ano

Rafael Menegon é cirurgião dentista, ele tem dois cães, um vira lata de 15 anos e um bulldog de 5 anos. Apesar de todo o cuidado, ele diz que durante o período de fim de ano a atenção é redobrada.

”Durante esse fim de ano eu acabo dando uma atenção maior para os meus pets,  aqui onde eu moro sempre tem uma queima de fogos e isso sempre deixa eles  bem nervosos, disse Rafael”

 Isso acontece porque, por natureza, os cachorros ouvem mais alto. Com isso, eles podem apresentar respiração ofegante, salivação excessiva, taquicardia e tremedeira, como explica a médica Veterinária Thaís Matos.

”Ele acha que tá sendo atacado pela questão dele escutar bem mais que a gente, e com isso ele vai querer fugir de alguma forma, se ele estiver acorrentado ele pode se enforcar e muitos acabam tendo parada cardíaca de tão estressado que ele fica naquele momento”, destacou a médica.

 A especialista reforça que por conta dessa sensibilidade, é preciso supervisionar os animais de estimação, e dá algumas orientações importantes para as festas de fim de ano.

”Ele precisa se sentir acolhido, então se você vai sair não vai ficar ninguém em casa, já deixa o som ligado, faz uma tenda ali, uma casinha pra que ele se sinta protegido, isso vai ajudar demais o pet”, disse a médica.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar