Fluxo de passageiros tem aumento de 82% no transporte fluvial, em Manaus

No mês de maio, muita gente aproveitou para viajar de barco, saindo de Manaus para outros municípios. O fluxo de passageiros cresceu 82,18% em comparação com o mesmo período do ano passado, no transporte hidroviário intermunicipal.

Manaus tem aumento no fluxo de passageiros que usaram transporte hidroviário para outras cidades. Foto: Arquivo/Arsepam

Manaus tem aumento no fluxo de passageiros que usaram transporte hidroviário para outras cidades. Foto: Arquivo/Arsepam

Os dados são da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), e mostram, ainda, que 2.017 embarcações foram fiscalizadas só esse mês.

O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, disse que agora o turismo do estado vivencia um novo momento.

“Tivemos o aumento no fluxo de passageiros que utilizaram o transporte aquaviário intermunicipal em relação ao mesmo período do ano passado. Naquele momento havia restrições de fluxo de passageiros. Ressaltando que esse dado se refere às saídas de Manaus e que a Agência, já no segundo semestre irá ampliar a sua fiscalização para ter os dados também de outros municípios”, destacou.

Leia também: Com parte da orla de Parintins interditada, novos locais para atracar barcos são definidos

Em maio deste ano, 67.619 pessoas optaram por viajar a outras cidades do Amazonas utilizando embarcações. No mesmo mês do ano passado, esse número foi de 37.116.

Ouça a reportagem:

Ainda de acordo com os dados, saindo de Manaus, os destinos mais procurados pela população no mês passado foram Careiro da Várzea, Iranduba e Maués. Entre as embarcações utilizadas estão: as do tipo travessia, no percurso Manaus-Careiro da Várzea, barcos de linha; lanchas, navio motor, barco motor e veículos de turismo.

Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar*

Com informações da Assessoria de Imprensa