Fluxo de passageiros cresce 8,63% no transporte hidroviário intermunicipal do Amazonas

Mesmo com a forte estiagem que afetou os rios do Amazonas, o transporte hidroviário intermunicipal apresentou um aumento de 8,63% no fluxo de passageiros em 2023, em comparação ao ano anterior. O dado é da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas, responsável por fiscalizar e coordenar esse sistema de transporte.

Fluxo de passageiros cresce 8,63% no transporte hidroviário intermunicipal do Amazonas, em 2023.

Segundo o diretor-presidente da autarquia estadual, João Rufino Júnior, no ano passado, as equipes da Arsepam efetuaram 16.972 fiscalizações.

Em 2023, os destinos mais procurados do sistema hidroviário intermunicipal foram Careiro da Várzea, Tefé, Parintins, Tabatinga, Maués e Coari. O levantamento também aponta que mais de 30% do total de usuários no ano passado tiveram acesso a gratuidades, entre totais e parciais, no transporte hidroviário intermunicipal.

O direito à gratuidade, com base no Art. 255 da Constituição Estadual, é assegurado às pessoas com deficiências, reconhecidas pela Lei Federal Nº. 13.146/2015, com renda comprovada igual ou inferior a dois salários mínimos; idosos com idade igual ou superior a 60 anos e renda comprovada igual ou inferior a dois salários mínimos; policiais e bombeiros militares em serviço; crianças de até 10 anos de idade, acompanhadas de um responsável; e alunos da rede escolar, durante o período letivo, devidamente uniformizados e identificados.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar