Mesmo com a forte estiagem que afetou os rios do Amazonas, o transporte hidroviário intermunicipal apresentou um aumento de 8,63% no fluxo de passageiros em 2023, em comparação ao ano anterior. O dado é da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas, responsável por fiscalizar e coordenar esse sistema de transporte.
Segundo o diretor-presidente da autarquia estadual, João Rufino Júnior, no ano passado, as equipes da Arsepam efetuaram 16.972 fiscalizações.
- Inmetro aprova projeto para reduzir emissões de carbono no transporte rodoviário
- IMMU autua 20 caminhões durante fiscalização na zona Centro-Sul
Em 2023, os destinos mais procurados do sistema hidroviário intermunicipal foram Careiro da Várzea, Tefé, Parintins, Tabatinga, Maués e Coari. O levantamento também aponta que mais de 30% do total de usuários no ano passado tiveram acesso a gratuidades, entre totais e parciais, no transporte hidroviário intermunicipal.
O direito à gratuidade, com base no Art. 255 da Constituição Estadual, é assegurado às pessoas com deficiências, reconhecidas pela Lei Federal Nº. 13.146/2015, com renda comprovada igual ou inferior a dois salários mínimos; idosos com idade igual ou superior a 60 anos e renda comprovada igual ou inferior a dois salários mínimos; policiais e bombeiros militares em serviço; crianças de até 10 anos de idade, acompanhadas de um responsável; e alunos da rede escolar, durante o período letivo, devidamente uniformizados e identificados.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar