Flutuantes abandonados no Tarumã são retirados pela Prefeitura

Por determinação da Justiça, os primeiros flutuantes do Lago Tarumã-Açú começaram a ser retirados pela Prefeitura de Manaus, que montou uma Operação conjunta com as forças de segurança do Estado. O objetivo é retirar apenas os flutuantes não habitados e que ocupam, de forma, irregular o espelho d’água. O Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Stroski pontua que, há anos, cerca de 20 flutuantes estão abandonados no Lago do Tarumã.

Os flutuantes que estão sendo retirados foram georreferenciados através de satélite. A maioria das estruturas são de madeira e já estão deterioradas. Os flutuantes serão desmontados e retirados do local com o auxílio de uma balsa. A operação conta com apoio da Amazonas Energia que vai desligar a rede elétrica dos flutuantes, e também do Batalhão Ambiental que vai ajudar a cumprir a decisão judicial, como afirma o comandante da Policia ambiental, Major Victor Melo.

A retirada completa de todos os vinte flutuantes do bacia do Tarumã deve ser concluída até o fim de semana. Um grupo formado pela Marinha do Brasil, a Defesa Civil e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente também acompanha a operação de retirada dos primeiros flutuantes do Tarumã-açú.

Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Internet