Depois de uma fissura de quase 200 metros se abrir no quilômetro 118 da BR-319, o trecho desmoronou no fim da manhã dessa sexta-feira (24) após o Careiro Castanho (AM). Veja imagens divulgadas pelo DNIT:
Um vídeo registrado por motoristas que passavam pelo local, no momento em que a pista apresentou rachadura, mostra a dimensão do problema. Veja:
O tráfego foi interrompido para veículos grandes, apenas carro de passeio passava pelo local, mas um microônibus ainda arriscou atravessar pela lateral onde ainda não houve erosão. A área foi sinalizada e o trânsito ocorre de maneira limitada para evitar a interrupção total da via.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que mobilizou imediatamente equipes e equipamentos para realizar serviços de manutenção emergencial.
Segundo o presidente da Associação Amigos da BR-319 André Marcílio, nessa quinta-feira foi registrada uma fissura pequena no trecho, mas um dia depois já tomou grandes proporções.
Para ele, é consequência das chuvas na região. “A água subiu para a estrada e acabou complicando ainda mais toda a estrutura da 319. Espero que seja feita a manutenção o mais rápido possível para não abrir uma cratera enorme como ocorreu no Careiro da Várzea e Careiro Castanho“, disse.
O DNIT informou que o segmento foi parcialmente rompido devido à erosão em decorrência da cheia histórica que atingiu a região.
Está marcada para a próxima segunda-feira (27) uma audiência pública sobre o asfaltamento da BR 319 no Centro de Convenções Vasco Vasques às 18h.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar