A presença de adolescentes consumindo bebidas alcoólicas e a venda irregular de medicamentos foram algumas das infrações identificadas durante mais uma ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), realizada entre a noite de sexta-feira (10) e a madrugada deste sábado (11), em Manaus. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação teve como foco adegas, bares e estabelecimentos similares localizados nas zonas Sul e Oeste da capital. Ao todo, 12 locais foram fiscalizados, e três apresentaram irregularidades.

Fiscalização encontra adolescentes e medicamentos em adegas e bares de Manaus. Foto: Divulgação.
Entre os problemas identificados estavam funcionamento sem alvará e licença sanitária, além da comercialização de bebidas alcoólicas sem procedência comprovada. O delegado Rafael Guevara, da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), destaca a preocupação das autoridades com a segurança e a saúde da população.
- Dupla é presa por envolvimento em arrastões a rotas do Distrito Industrial
- Em Manacapuru, homem é preso por estupro de vulnerável contra adolescente de 13 anos
Em uma choperia na zona Sul de Manaus, fiscais da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) encontraram bebidas de origem duvidosa e medicamentos, como antibióticos, expostos em prateleiras, o que configura infração grave. O estabelecimento também não possuía licença sanitária, como explica o fiscal Fabrício Barros, da Visa Manaus.
Na zona Oeste, no bairro da Compensa, adolescentes entre 15 e 16 anos foram encontrados em uma adega ingerindo bebidas alcoólicas. O responsável pelo estabelecimento foi autuado pelos órgãos de proteção à infância e pela Vigilância Sanitária.
A ação contou com a participação de 11 órgãos estaduais e municipais, que seguem realizando fiscalizações conjuntas para coibir práticas ilegais e garantir a segurança dos consumidores em Manaus.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar