Saúde: Fiocruz aponta alta nos casos de síndrome respiratória grave

Saúde: Fiocruz aponta alta nos casos de síndrome respiratória grave

Espirros, dificuldade para respirar e febre, esses são os sintomas característicos de uma gripe leve, semelhantes a um resfriado, a maioria das pessoas se recuperam em uma ou duas semanas, mas o vírus sincicial respiratório, pode ser grave, especialmente para bebês e idosos. De acordo com o boletim infogripe divulgado pela Fiocruz na última semana, houve aumento considerável de casos de VSR, em crianças de até 4 anos, a boa notícia é que o dado no Amazonas aparece em estabilidade, como explica o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes.

Em relação aos casos de síndrome respiratória aguda grave, 16 estados brasileiros registraram aumento, Alagoas, Amapá e Bahia estão no topo da lista, outra preocupação é em relação aos casos associados a covid-19 e influenza A e B, por isso a imunização é importante para combater novos casos.

Ouça esta reportagem em áudio:

Em Manaus, a campanha Nacional de vacinação contra a gripe iniciou a quase um mês, a meta do Ministério da Saúde é alcançar 90% dos grupos prioritários vacinados até o fim de maio. Porém, este número ainda é menor que 30% na capital amazonense, de acordo com a semsa, a procura esta baixa por idosos de 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e indígenas.