O boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que a aglomeração de pessoas durante o Carnaval pode favorecer a transmissão de vírus respiratórios no período pós-Carnaval.
Em janeiro de 2025, o Brasil registrou o maior número de casos de Covid-19 dos últimos dez meses. Somente na terceira semana do mês, foram diagnosticados 23.512 novos casos, conforme dados do Ministério da Saúde. Esse aumento nas infecções tem sido observado desde as últimas semanas de 2024, com uma intensificação no começo de 2025.
Com a chegada do Carnaval 2025, que atraiu milhões de foliões para as ruas e celebrações, o aumento de casos de Covid-19 acende um alerta sobre a necessidade de cuidados e precauções. A festa, marcada por aglomerações e maior circulação de pessoas, pode potencializar a disseminação de doenças respiratórias.
A médica Fernanda Grassi, pesquisadora da Fiocruz, orienta que as pessoas que participaram das festividades carnavalescas fiquem atentas a possíveis sintomas de doenças respiratórias.
A Fiocruz ressalta que, embora a vacina contra a Covid-19 não ofereça 100% de proteção contra a infecção, ela é altamente eficaz na prevenção de casos graves e fatais. Por isso, a Fiocruz orienta que, mesmo vacinados, as pessoas devem adotar precauções adicionais para evitar complicações.