Relatório divulgado nesta quinta-feira (13), pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), aponta que o fim da pandemia de Aids pode terminar até 2030.
A publicação, denominado O Caminho que põe fim à Aids, expõe dados e estudos de casos sobre a situação atual da doença no mundo e as medidas para acabar com a epidemia até 2030, como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
De acordo com a entidade, esse objetivo também ajudará o mundo a estar bem preparado para enfrentar futuras pandemias e a avançar no progresso em direção à conquista dos objetivos estabelecidos.
Países como Botsuana, Essuatíni, Ruanda, República Unida da Tanzânia e Zimbábue já alcançaram as metas 95-95-95. Isso significa que, nesses países, 95% das pessoas que vivem com HIV conhecem seu status sorológico; 95% das pessoas que sabem que vivem com HIV estão em tratamento antirretroviral que salva vidas; e 95% das pessoas em tratamento estão com a carga viral suprimida.
Conforme o relatório, o Brasil está seguindo com as metas na casa de 88-83-95, mas o país ainda enfrenta obstáculos, causados principalmente pelas desigualdades, que impedem pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade acessarem os recursos de prevenção e tratamento do HIV.
Com informações da Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil