A estreia do longa acontece nesta sexta-feira ás 15:30 no cine Casarão de Idéias, na rua Barroso, centro de Manaus. Além de Manaus, a produção entrará em cartaz em pelo menos 15 cidades do Nordeste e em São Paulo.
A narrativa do filme segue uma linha cronológica e biográfica dos 98 anos de vida do Frei Damião. Por isso, remonta sua história, a partir da ficção, mesclando imagens inéditas captadas pelos cineastas Otacílio Cartaxo e Machado Bitencourt, já falecidos, da década de 60, e filmagens gravadas em fitas VHS durante os anos 70 até a morte do Frei, em 1997, que foram guardadas no Convento de São Félix, no Pina, Recife. Durante 66 anos, Frei Damião percorreu estados como Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Ceará nas Santas Missões, e também realizou incursões no Amazonas, onde desenvolveu trabalhos entre os indios, Bahia, Ceará, Sergipe, São Paulo e Piauí.
A vida do Frei Damião: sua juventude na Itália, sua participação na primeira guerra mundial, a atuação como missionário no Brasil desde os anos 30 até sua morte em 1997 e os relatos de milagres que o levaram a ser chamado popularmente de o “Santo do Nordeste”.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar