O animal vai passar por um processo de acolhimento e readaptação para uma possível reintrodução na natureza.

(Foto Divulgação)
A filhote de peixe-boi tem cerca de três meses de idade, mede aproximadamente um metro de comprimento e pesa 14 quilos. O animal foi resgatado na Aldeia Laranjal, localizada entre os rios Marimari e Urariá, na fronteira dos municípios Nova Olinda do Norte e Borba, no Amazonas. Na manhã dessa segunda-feira 24/03, a filhote foi recebida no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, onde vai passar por um processo de acolhimento, destaca Antony Filho, veterinário da Associação Amigos do Peixe-boi – Ampa.

(Foto Divulgação)
Na noite da última quinta-feira 20/03, o secretário municipal de Meio Ambiente de Nova Olinda do Norte, Jaith Manoel, recebeu uma ligação de um morador da Aldeia Laranjal informando que o animal tinha sido encontrado na comunidade. Em seguida, o secretário entrou em contato com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – Ipaam para iniciar as tratativas de transporte do filhote.

(Foto Divulgação)
Eduardo Marques, da Gerência de Fauna do Ipaam, explica que a operação de transporte contou com o apoio de vários órgãos ambientais.
A filhote de peixe-boi segue em processo de acolhimento e adaptação no Inpa.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar