Festival Olhar do Norte acontece de 24 a 27 de setembro no Teatro Amazonas

O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte vai ocupar o Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, entre os dias 24 e 27 de setembro, com programação gratuita. O evento realizado, pela Artrupe Produções, chega a sexta edição com 527 filmes inscritos nas três mostras competitivas: Amazônia, Outros Nortes e Olhar Panorâmico.

A lista de selecionados de cada categoria vai ser divulgada até o fim do mês de agosto, no site do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Em parceria com o Cine Set e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Olhar do Norte apresenta ainda a mostra não-competitiva Olhinho, com filmes infanto-juvenis; e produções convidadas, além de uma agenda de ações formativas, como oficinas, debates, mesas redondas e palestras.

Neste ano, o evento teve o maior número de inscrições e 95 curtas foram da mostra Amazônia, com produções assinadas por diretores dos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Amazonas tem 44 produções, seguida pelo Pará, com 17 filmes, e Maranhão, com 14 obras.

A mostra Outros Nortes traz produções e diretores dos demais estados brasileiros, enquanto o Olhar Panorâmico tem exibições on-line de obras cinematográficas e diretores também de estados da Amazônia Legal.

Premiação

Todos os filmes selecionados para a Mostra Amazônia concorrem ao prêmio de “Melhor Filme”, “Prêmio Especial do Júri”, “Melhor Direção”, “Melhor Atuação”, “Melhor Roteiro”, “Melhor Direção de Fotografia”, “Melhor Montagem”, “Melhor Direção de Arte”, “Melhor Som” e “Melhor Filme” pela escolha do público. O corpo de jurados vai ser formado por profissionais da área.

Em Outros Nortes e Olhar Panorâmico, a premiação é para “Melhor Filme”, “Menção Honrosa do Júri” e “Melhor Filme” pela escolha do público. O júri vai ser composto por críticos do site Cine Set.

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação