A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) anunciou, nesse domingo (15), o retorno do Festival Folclórico do Amazonas que, atendendo solicitação das ligas e associações folclóricas, será realizado no período de 12 a 24 de junho deste ano, no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona Sul da cidade.
Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, foi necessário muito diálogo entre os poderes públicos para que o festival pudesse retornar, após dois anos de pandemia.
Ainda de acordo com o gestor, atualmente a Manauscult está na fase de avaliação de currículos dos jurados que serão selecionados para avaliar o 64º Festival Folclórico do Amazonas. A expectativa é ter um corpo de jurados composto por técnicos, produtores artístico-culturais, formadores de opinião e antropólogos.
Na última sexta-feira (13), os presidentes dos grupos folclóricos, das categorias Ouro, Prata e Bronze, assinaram o Regulamento Único do 64º e 65º Festival Folclórico do Amazonas. Na nova edição, o regulamento traz como diferencial, segurança jurídica e instrumentos para garantir normatização do festival em todas as suas etapas, com vigência até setembro de 2023.
O Festival iniciou em 21 de junho de 1957, no campo do Quartel do 27º Batalhão de Caçadores, no estádio General Osório, em Manaus. Desde sua abertura, o festival reúne diversas danças folclóricas de grupos de vários bairros de Manaus, contribuindo para difundir a cultura popular do estado.
A festa conta com inúmeras atrações, entre elas, apresentações de cirandas, danças nordestinas e internacionais, quadrilhas, bois-bumbá e tribos.
Leia também:
Fonte: Manauscult
Fotos: Divulgação/Semcom