O 17º Festival de Teatro da Amazônia (FTA), que acontece entre os dias 7 e 15 de outubro, está com inscrições abertas. Os editais de seleção para a mostra competitiva Jurupari e mostra não competitiva Ednelza Sahdo estão disponíveis no link https://linktr.ee/FETAM.
O evento é viabilizado pela Lei Rouanet, por meio do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O Festival traz 30 espetáculos na programação deste ano, são 15 na mostra Jurupari, 10 na mostra Ednelza Sahdo e cinco obras convidadas, além de concurso de dramaturgia, rodas de conversa, oficinas, vivências na periferia e projeto de mediação.
Segundo o presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Cleber Ferreira, a estimativa é receber mais de 200 inscrições, de diferentes regiões do Brasil, especialmente coletivos e artistas da Amazônia.
É um grande festival, com R$ 600 mil em premiações e ocupando os principais palcos de Manaus, do majestoso Teatro Amazonas a arte pública, que será oferecida nas ruas e largos da cidade, em nove dias de muita programação teatral.
Na Mostra Jurupari podem participar espetáculos inéditos no festival e de linguagens diversas, em formatos italiano, arena, alternativo ou rua. Os espetáculos da categoria competitiva vão concorrer a 16 prêmios, divididos entre adulto e infantil. Cada produção vai receber o valor bruto de R$ 2.200.
Já na categoria Ednelza Sahdo podem se inscrever proponentes contemplados em edições anteriores.
Inscrições
Podem inscrever propostas do Amazonas, da região norte e demais Estados brasileiros. No formulário deve conter sinopse do espetáculo, ficha técnica, lista da equipe de operação com nome completo, função, RG e CPF, classificação etária, projeto de montagem e concepção cênica em formato PDF, currículo do grupo, cia e/ou artista independente, cinco fotos do trabalho em alta resolução com créditos do fotógrafo, entre outros.
O resultado vai ser divulgado no endereço eletrônico da Federação de Teatro do Amazonas (www.fetam.com.br) até o dia 29 de setembro.
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação