As inscrições para o Espaço Acessível no 57º Festival de Parintins iniciam no dia 6 de maio, de forma on-line. Para assegurar a inclusão para pessoas com deficiência (PcD) no evento, o Governo do Amazonas vai disponibilizar um espaço reservado no Bumbódromo, nas três noites de festa, nos dias 28, 29 e 30 de junho. Cada PcD pode escolher um dia para assistir ao espetáculo.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com formulário disponível a partir das 8h, do dia 6 de maio, no site da Sejusc.
Serão disponibilizados 30 lugares para PcD, cada um com direito a um acompanhante. O diferencial deste ano é que não haverá inscrição presencial para os residentes de Parintins, sendo todo o processo de forma on-line.
Serão 15 vagas reservadas para residentes de Parintins e as demais oferecidas a todos os estados do país. Os ingressos são intransferíveis e têm venda proibida.
O prazo de inscrição será de 6 a 10 de maio, com a análise de documentos pela SePcD nos dias 13 e 14 de maio, e a divulgação dos aprovados no dia 15 de maio.
A lista dos contemplados será divulgada na imprensa e nas redes sociais da Sejusc e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Participação de crianças
Menores de 6 anos, ainda que acompanhados dos pais não podem entrar no Bumbódromo. A determinação obedece uma resolução da Portaria Nº 01/2024, de 15 de abril de 2024, da 2ª Vara da Comarca de Parintins, que proíbe a presença de crianças em eventos de grande porte.
Crianças entre 6 e 10 anos, somente serão classificadas, caso o responsável indicado no ato da inscrição seja o responsável legal, caso não sejam os genitores, anexar termo de guarda.
Para crianças menores de 14 anos em espetáculos de agremiações de boi-bumbá, em ambientes interno e externo, nos ensaios ou em festas privadas ou abertas ao público, a permanência está limitada até a 0h, desde que o dia seguinte não seja letivo, e até às 22h, quando o dia seguinte for letivo.
E para adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos, a permanência está limitada até às 3h, desde que o dia seguinte não seja letivo, e até às 22h quando o dia seguinte for letivo.
Documentos
Para Pessoa com Deficiência:
- Identidade;
- CPF;
- Telefone para contato;
- E-mail para contato;
- Comprovante de Residência;
- Preferencialmente Carteira de Identificação de Pessoa com Deficiência (CIPcD) ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), caso o usuário não possua a carteirinha, poderá apresentar o Laudo Médico.
Para acompanhante:
- Identidade;
- CPF;
- Telefone para contato;
- E-mail para contato;
- Comprovante de Residência;
- Termo de Guarda (caso não seja o responsável legal da criança menor de 10 anos)
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação