Festejos da Imaculada Conceição encerram com Procissão e Missa em Manaus

Na tarde desta quinta-feira, 8 de dezembro, foi realizada a Procissão e Missa em honra a Nossa Senhora da Conceição. O cortejo saiu da Catedral Metropolitana de Manaus e percorreu as principais ruas do centro da capital até a Avenida Eduardo Ribeiro, onde aconteceu a Missa Campal presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, concelebrada pelos bispos Auxiliares, Dom José Albuquerque, Dom Tadeu Canavarros, Monsenhor Sabino Andrade, Padre Amarildo Luciano, o Pároco da Catedral Padre Hudson Ribeiro, além da participação do Clero e dos Seminaristas do Seminário Arquidiocesano São José.

Dia 8 de dezembro a Igreja católica celebra Nossa Senhora da Conceição. Para os amazonenses ela é a padroeira do Estado, da Arquidiocese, da Cidade e dentre outros municípios que compõe o Regional Norte 1 Amazonas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Com o tema: Tu és nossa mãe, a inspiração veio a partir da devoção por Nossa Senhora da Conceição e do desejo de que as novas gerações também amem a Virgem Maria e sejam protagonistas desse amor pela mãe de Deus. A festa contou com a peregrinação da Imagem pelos comércios do Centro da Cidade de Manaus e a primeira edição do Círio Cunhatã Curumim. Neste ano a homenageada do Prêmio Imaculada foi a Rádio Rio Mar FM, pela Comunicação e Boas Práticas.

Ouça a matéria em áudio:

A Procissão deu início às 16h30 saindo da catedral Nossa Senhora da Conceição em direção às ruas do centro da cidade. A animação da procissão ficou por conta do Padre Redentorista Amarildo Luciano. Todo o trajeto foi feito por uma multidão de fiéis que agradeceram as bençãos recebidas e outros que ali faziam seus pedidos. Quando a procissão chegou à Avenida Joaquim Nabuco uma chuva rápida caiu, mas não abalou os fiéis que seguiram na caminhada.

 

Ao chegar próximo do palco da celebração, a berlinda de Nossa Senhora rodeada por tantas flores foi posicionada de frente para os fiéis. Uma imagem linda e de grande doçura da Mãe de Deus e nossa.

Dom Leonardo destacou que a mãe é aquela que atende ao pedido do filho, está sempre presente a socorrer e guiar no caminho.

 

Após dias de programação pelos festejos da padroeira, a festa se encerrou no dia 8, com missas, Ofício de Nossa Senhora, Procissão, Missa e a Feira da Economia Solidária promovida pela Cáritas Arquidiocesana em parceria com a Catedral Metropolitana.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar