2022 já carrega o título de ano atípico para o comércio do Amazonas. O primeiro semestre que historicamente já tem o desempenho mais baixo que o segundo, teve disparada do dólar, aumento no preço das commodities e guerra na Ucrânia.
A queda nas vendas entre junho, julho e agosto foi de quase 4%, como explica o presidente da Fecomércio, Aderson Frota.
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Gustavo Lira é dono de uma loja de variedades no centro de Manaus. Para ele, o crescimento esperado é ainda maior, isso porque além da copa do mundo, tem também a Black Friday e o Natal.
O comércio tem a característica de atender diretamente a população, e por isso, os empresários costumam se reinventar em períodos difíceis, para esse último trimestre do ano, o setor está otimista e espera um crescimento, de acordo com a Fecomércio entre 5 e 7%, em todo o estado. O presidente da entidade diz que os resultados do setor poderiam ser ainda melhores, se o horário dos jogos da Copa não caísse durante o dia, e se as eleições não engessassem tanto a economia, e lembra o cenário necessário, para que o comércio continue a crescer.
De acordo com Aderson Frota, o setor deve aproveitar as datas comemorativas na tentativa de ‘recuperar o tempo perdido’. Ele lembra que o natal é considerada uma datas mais representativas para o comércio, e neste ano poderá ser inda mais impactante para o setor.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar