O evento contou com a participação de Educadores Ambientais, que cuidaram da limpeza do Sambódromo e do incentivo à consciência ambiental.
Sacolas para descarte de lixo, vassouras e consciência ambiental também fizeram parte da Festa de Pentecostes 2024. O evento que ocorreu neste domingo 19/05, no Sambódromo de Manaus, reuniu mais de 360 educadores ambientais em vários pontos de abordagem. Os voluntários tiveram a missão de entregar o Centro de Convenções de Manaus limpo, além de despertar a consciência ambiental dos fiéis católicos.
- Solidariedade, ajuda ao Rio Grande do Sul e Sínodo da Juventude são destaques do Pentecostes 2024
- Semana Nacional de Conciliação Trabalhista 2024 inicia na próxima segunda-feira
O projeto “Educadores Ambientais” surgiu em 2019, motivado pela realização do Sínodo para a Amazônia, baseado na Encíclica Laudato Si, que critica, fortemente, o consumismo e o desenvolvimento irresponsável, e faz um convite para o combate à degradação ambiental.
Núbia Gonzaga, coordenadora do Setor 9 de formação dos Educadores Ambientais, explica como ocorreu a participação dos voluntários nas três etapas da ação.
Kamila Kimberly, da Área Missionária Santa Mônica, e Simão Massud, da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, atuaram como Educadores Ambientais durante o Pentecostes. Os dois jovens destacam a importância de disseminar o tema entre as novas gerações.
José Maciel veio do Estado do Ceará para morar em Manaus, durante um ano, e fala do sentimento de participar da celebração desenvolvendo e incentivando a consciência ambiental.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar