Férias acionam alerta para a prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças

As férias se aproximam e muitas crianças devem ficar em casa a maior parte do tempo, momento de redobrar a atenção para evitar acidentes domésticos nesse período. Eles passam a ser mais frequentes a partir do momento que o bebê começa a engatinhar e segue até a adolescência.

Quedas, afogamentos, queimaduras e intoxicação acidentais dentro de casa são as principais causas de morte infantil no Brasil na faixa etária entre 0 e 14 anos. De acordo com o Data SUS do Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 1.600 óbitos de crianças por acidentes domésticos nos anos 2020 e 2021. A pediatra Andréa Jácomo ressalta a importância dos pais e responsáveis ficarem atentos a segurança.

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente está lançando uma cartilha com o intuito de divulgar ações que podem ajudar a evitar grande parte dos acidentes domésticos, com medidas simples, como explica a Fernanda Monteiro, secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos também publicou nas redes sociais um vídeo que traz uma série de recomendações sobre o assunto.

 

 

Rádio Rio Mar

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil