Fecomércio apresenta a intenção de compra dos consumidores para o Dia dos Pais 2022

Vestuário, calçados e perfumes lideram a intenção de compra para o Dia dos Pais tendo a preferência de 64% dos entrevistados. Estes três itens também lideraram as preferências dos consumidores em 2021.

O estudo foi realizado em zonas distintas da cidade, com participantes de diferentes faixas etárias. Além de orientar os que pretendem presentear, o levantamento também serve como balizador das decisões empresariais, como destaca o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota.

Voltando as preferências dos pais, em relação aos presentes que desejam receber, nas primeiras colocações estão vestuário, calçados e perfumes. Destaque para almoçou ou jantar, que em 2021 não foi apontado, mas neste ano, ocupou o terceiro lugar com 14%. O presidente da Fecomércio Amazonas detalha outros resultados da pesquisa.

 47% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 101,01 a R$ 200,00 com presentes na sazonalidade, seguidos de 34% que pretendem gastar de R$ 50,01 a R$ 100,00. 81% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 50,00 a R$ 200,00. 

Forma de pagamento 

O parcelamento no cartão de crédito será a escolha de 45% dos entrevistados, enquanto 15% pretendem pagar à vista no cartão de crédito. O PIX consolida-se como a terceira forma de pagamento, sendo escolhido por 13% dos entrevistados. Cartão de débito (13%), Crediário (8%) e dinheiro (6%) fecham as escolhas dos consumidores.

 Quanto irão gastar 

47% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 101,01 a R$ 200,00 com presentes na sazonalidade, seguidos de 34% que pretendem gastar de R$ 50,01 a R$ 100,00. 81% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 50,00 a R$ 200,00. 

 O que levam em consideração ao efetuar a compra 

Na hora de comprar, 77% dos consumidores levam em consideração o preço, a qualidade dos produtos e as promoções. Os demais apontaram o frete grátis (8%), a localização (7%), a variedade de produtos (4%), atendimento (2%) e o estacionamento (2%) como outros fatores decisivos para a compra.

A Pesquisa Intenção de Compra do Consumidor para o Dia dos Pais 2022 foi realizada pelo Ifpeam no período de 4 a 20 de julho de 2022.

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar