O Amazonas é o campeão Brasileiro de casos de câncer de colo de útero, 23 mulheres morrem por mês em decorrência da doença, que é o único tumor 100% evitável. Além da vacina contra o vírus HPV e os exames preventivos, uma cirurgia pode evitar essas mortes: a conização. Porém, o conjunto de três equipamentos que permite a realização deste procedimento está obsoleto no hospital da Fundação Cecon, em Manaus.
Por esse motivo, tanto o diretor da fundação, Gerson Mourão, quanto a médica ginecologista Monica Bandeira de Melo foram à Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), nesta terça-feira, 29, para pedir dinheiro aos deputados. Segundo a ginecologista, o procedimento é rápido e seguro, desde que tenha o equipamento.
Ouça matéria completa:
O que diz a SUSAM:
A atual gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que entregou à Fcecon, no mês de maio, três aparelhos colposcópios, que estavam encaixotados no patrimônio da Susam. Apesar de novos, como passaram muito tempo sem uso, os equipamentos precisaram passar por revisão. O serviço deve ser concluído ainda no mês de novembro.
Quanto à compra de novos aparelhos, seria necessária previsão orçamentária e não há nenhum processo de compra encaminhado pela Fcecon à secretaria.
A Susam ressalta que a Fcecon possui aparelhos de conização e os procedimentos estão sendo realizados na unidade sem prejuízo à população. Segundo dados da FCecon, de janeiro a setembro de 2019, 402 pacientes fizerem esse tipo de procedimento (conização) com auxílio do aparelho. Uma média de 44 atendimentos por mês.
Hoje, a Fundação realiza conização em dois espaços dentro da unidade (sala de conização e no centro cirúrgico ambulatorial).
A demanda levada pela profissional da FCecon aos deputados tem por objetivo arrecadar recursos que garantam a compra de mais aparelhos para ampliar o atendimento através de mutirões no interior do Estado, com o projeto Ver e Tratar o Câncer de Colo Uterino, no qual está previsto, desde o início, a realização da campanha “Adote uma Conização”, junto ao empresariado e à sociedade civil amazonense para a aquisição dos equipamentos.
A Fundação Cecon tem autonomia para buscar meios financeiros que possam auxiliar no financiamento dos seus serviços para além do orçamento ordinário do tesouro estadual.
É por meio desse tipo de iniciativa que a FCecon e outras fundações trabalham em parceria com entes públicos e privados, além de Organizações Não-Governamentais, na promoção de campanhas destinadas ao cofinanciamento de serviços oferecidos à sociedade.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação