A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) realizou, neste sábado (17), mais uma ação de intensificação de consultas no fim de semana. O público-alvo, desta vez, são pacientes de consulta de primeira vez diagnosticados com câncer de estômago.
Na primeira ação, organizada no dia 3 de janeiro, foram atendidos 31 pacientes, na especialidade de cirurgia oncológica pélvica, que envolve tumores no colo do útero, endométrio e ovário. Essa especialidade é uma das maiores demandas da FCecon.
Neste sábado (17), foram recebidos 15 pacientes, entre homens e mulheres, diagnosticados com câncer de estômago, um dos cinco mais comuns no estado. Por ano, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 440 novos casos de câncer de estômago para o Amazonas.
O diretor-presidente da Fundação, Gerson Mourão, destacou que a iniciativa agiliza o processo de tratamento dos pacientes.
Com os atendimentos aos sábados, aceleramos a primeira consulta e permitimos que o paciente tenha acesso mais rápido ao tratamento, como a cirurgia. É importante também lembrar que este tipo de câncer que estamos atendendo, neste sábado, é um dos cinco mais comuns que temos no estado, afirma.
Com informações da assessoria
Foto: Laís Pompeu/FCecon