Um novo protocolo médico está sendo implantado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCecon. Pacientes em tratamento oncológico que irão passar por procedimentos cirúrgicos vão dispor de um preparo nutricional antes da intervenção. O objetivo é fortalecer o organismo e a imunidade dos doentes, evitando complicações pós-operatórias.
Pacientes que realizam tratamento de câncer tem seu sistema de defesa fragilizado, em virtude dos fortes medicamentos usados no combate à doença. Uma intervenção cirúrgica pode dificultar a problemática do interno.
O preparo nutricional pré-operatório consiste no fortalecimento do sistema imunológico do enfermo para que ele possa enfrentar o processo cirúrgico com o mínimo de complicações.
O nutricionista da Fundação Cecon, Ábner Paz, explica como é feito o tratamento.
O protocolo “Eras”, como é conhecido no meio científico estrangeiro, já é utilizado há alguns anos e recomendado pelas Sociedades Europeias de Nutrição em Cirurgia. No Brasil, o procedimento leva o nome “Acerto” e é implementado, principalmente, em clínicas e hospitais oncológicos da rede privada.
Os pacientes em tratamento de câncer passam por diversas complicações durante o processo. O reforço nutricional ameniza esses impactos e possibilita a diminuição no tempo de recuperação pós-operatória, afirma o especialista.
Durante a consulta ambulatorial, os pacientes são orientados a tomar o preparo nutricional durante 5 a 7 dias antes da cirurgia. A expectativa é que o protocolo também reduza gastos hospitalares e o tempo de internação, além possibilitar melhor qualidade de vida aos internados.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar