
Farmácia Viva é inaugurada em parceria com a Ufam para valorizar práticas tradicionais
Nesta terça-feira, 29 de abril, foi entregue a primeira unidade da “Farmácia Viva” de Manaus. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o propósito de valorizar saberes tradicionais e promover o uso de plantas medicinais no tratamento de saúde oferecido pelo sistema público.
A inauguração aconteceu no laboratório sede da “Farmácia Viva”, instalado dentro do campus da Ufam. O espaço servirá como centro de produção e pesquisa de fitoterápicos, unindo conhecimento científico à cultura popular de uso das plantas medicinais, como explica o reitor da universidade, Sylvio Mário Puga Ferreira.
A “Farmácia Viva” segue diretrizes do Ministério da Saúde, integrando o Sistema Único de Saúde (SUS) e abrangendo todas as etapas do processo produtivo: desde o cultivo e colheita das plantas até a preparação e distribuição dos medicamentos naturais nas unidades básicas de saúde. A proposta busca oferecer alternativas terapêuticas seguras e acessíveis, baseadas em produtos de origem vegetal, destaca o prefeito de Manaus, David Almeida.
O projeto em Manaus também recebe suporte da Embrapa e da escola agrícola Rainha dos Apóstolos, além da participação de UBSs da rede Semsa que mantêm hortas medicinais. Na fase inicial, a unidade se concentrará na produção de chás em sachê, utilizando plantas como cúrcuma, capim-santo e marupazinho, conhecidas por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar