Uma família de Manaus denuncia o descaso na FCECON – Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas com um paciente com câncer, identificado como Thiago Pereira Cavalcante. O jovem de 28 anos foi diagnosticado com Neoplasia maligna peniana. A irmã do paciente, Sabrina Calvalcante, relata que enfrentou diversos problemas de atendimento no hospital, localizado na zona centro-oeste de Manaus.
O câncer de pênis é um tipo raro de câncer, com maior incidência em homens que têm 50 anos ou mais, embora possa atingir também os mais jovens. No Brasil, o câncer de pênis é mais comum nas regiões Norte e Nordeste, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução do tumor e a posterior amputação total do pênis, que traz consequências físicas, sexuais e psicológicas ao homem. A família de Thiago enfrenta dificuldades para conseguir agendar uma consulta com o especialista.
A irmã afirma que a família não tem mais condições de pagar o transporte e alimentação diária.
Em nota a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) informa que está prestando todo o suporte terapêutico ao paciente Thiago Pereira Cavalcante, 28 anos, que deu entrada na última quinta-feira (30/9) pelo Ambulatório. Cavalcante foi imediatamente encaminhado ao serviço de Urgência, onde recebeu atendimento médico, tendo sido medicado e realizado curativo.
A Fundação Cecon prestou atendimento ao paciente também na sexta-feira (1º/10), o qual retornou para curativo e passagem de sonda para drenagem da urina, assim como no sábado (2/10) e na segunda-feira (4/10).
Em relação à consulta, a FCecon informa que foi marcada para um médico urologista para o dia 13 de outubro, às 8h, devido ao estado de saúde do paciente.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Fotos: Hiolanda Mendes / Laís Pompeu