Na última sexta-feira, Sergio Fragoso Monteiro de 50 anos foi morto, no bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus, durante a ‘Operação Coalizão pelo Bem’. A ação articulada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado, e o Departamento Geral de Combate à Corrupção, Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro, aconteceu em cumprimento aos mandados de prisão e de busca e apreensão em nome de líderes de uma organização criminosa.
A polícia estava à procura de envolvidos nos ataques registrados em Manaus e no interior do Estado no início deste mês. Segundo relatos da família de Sérgio Fragoso, ele estava em casa com a esposa quando os policiais do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) fizeram a abordagem.
Em um post nas redes sociais, a esposa de Sérgio Fragoso afirmou que teve a casa invadida durante a operação e só depois dos disparos, os policiais informaram se tratar do Grupo Fera. Ainda conforme ela, a vítima não estava armada e não teria reagido.
Em uma outra postagem, a empresa na qual Sérgio era motorista de ônibus especial, também se manifestou e pediu justiça e esclarecimento sobre o caso.
Juliana Monteiro é filha da vítima e garante que o pai não tinha envolvimento com o tráfico e que a polícia estaria na verdade atrás do irmão dela. “Eles foram pra fazer a execução, porque eles entraram arrombando, entraram sem anunciar que era polícia. Por que se eles tivessem anunciado, meu pai jamais teria tentado fechar a porta”, afirma Juliana.
A esposa de Sérgio Fragoso prestou depoimento logo após a operação, e segundo a filha, presenciou os policiais comemorando o resultado da ação. “Enquanto ela estava aos prantos, eles estavam em comemoração, rindo, comemorando, tirando foto. Porque eles estavam alegando que foi uma operação de sucesso e quero aqui perguntar deles. Onde está o sucesso da operação que resultou na execução de um inocente e onde eles não encontraram exatamente nada?”
Na sexta-feira, o secretário de segurança pública do Amazonas foi questionado em coletiva de imprensa, sobre a morte ocorrida durante a operação, mas Coronel Bonates desconhecia o ocorrido.
Em informação preliminar, a Polícia Civil do Amazonas confirmou a morte de Sérgio Fragoso durante a abordagem, mas que outros detalhes serão informados nesta segunda-feira.
Ainda conforme a PC, as equipes do instituto de Criminalística e Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros estiveram no local. O corpo da vítima foi encaminhado ao Hospital e Pronto Socorro (HPS) 28 de Agosto.
Em nota, o Ministério Público do Amazonas informou nessa segunda-feira que recebeu a denúncia e vai apurar o caso.
Confira a nota na íntegra:
O MPAM recebeu e vai apurar a denúncia sobre a morte do Sr. Sérgio Fragoso Monteiro, após ser atingindo por disparos efetuados pela Policia Civil do Amazonas, durante operação Coalizão do Bem, que ocorreu em Manaus, na última sexta-feira, com todas as medidas legais cabíveis para a promoção da justiça. A Promotora de Justiça responsável pelo caso é a Dra. Marcelle Cristine De Figueiredo Arruda, 61ª Promotoria de Justiça do MPAM.
Ouça a matéria completa:
Vitória Lima – Rádio Rio Mar
Foto: Carlos Soares/SSP-AM