A medida vale para o Facebook e as demais redes sociais do conglomerado controlado pela empresa, como por exemplo o Instagram. A medida será colocada em prática nas próximas semanas, conforme comunicado divulgado na última terça-feira. Com isso, serão inseridos rótulos em postagens sobre eleições com redirecionamento de usuários para a página da Justiça Eleitoral na internet.
No comunicado, o Facebook afirma que a integridade das eleições é uma prioridade para a empresa e o trabalho nos últimos anos com o Tribunal Superior Eleitoral no Brasil para proteger o processo democrático envolve identificar e agir contra ameaças, ajudando as pessoas a terem acesso a informações confiáveis sobre a votação.
Para o cientista político, Helson Ribeiro, a empresa está se adequando a uma nova realidade, combater as notícias falsas.
Segundo o Facebook, 40 mil pessoas atuam na área de segurança e integridade das plataformas do grupo. Um número que vem crescendo nos últimos anos, quadriplicando o quadro de funcionários desde 2016. Durante as eleições municipais do ano passado, as redes sociais estabeleceram regras de transparência quanto a publicidade de candidatos. Mais de 140 mil peças de conteúdo do Facebook e Instagram foram removidas durante o 1º turno do pleito e cerca de 250 mil anúncios sobre política ou eleições que não continham rótulo “Propaganda Eleitoral” ou “Pago por” direcionados a pessoas no Brasil foram rejeitados. Para Helso Ribeiro, a população deve ficar atenta neste período que antecede e durante as próximas eleições.
No comunidade divulgado pelo Facebook, a empresa relatou que o WhatsApp, que também pertence ao conglomerado, desde o ano passado possui um chatbort, em parceria com o TSE, para ajudar na circulação de dados oficiais sobre o processo eleitoral e votação.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
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