Exame molecular descarta varíola dos macacos em paciente do Amazonas

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas  descartou o caso suspeito de Monkeypox (varíola dos Macacos), notificado no município de Manaus, no dia 01 de julho de 2022 pela Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD).

No dia 06 de julho, o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) realizou diagnóstico molecular por PCR  e o resultado foi não detectável para o vírus. Portanto, o único caso suspeito de Monkeypox no estado do Amazonas foi descartado por esta Fundação, que aguarda resultado da segunda amostra encaminhada para o LACEN/FUNED – MG.

No Brasil, subiu para 142 o número de casos de varíola dos macacos. Os órgãos sanitários brasileiros confirmaram 36 novos casos de varíola dos macacos (monkeypox) nas últimas horas.

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria (98) dos casos foi confirmada no estado de São Paulo. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 28 ocorrências da doença, Minas Gerais (oito), Ceará (duas), Paraná (duas), Rio Grande do Sul (duas), Distrito Federal (uma) e Rio Grande do Norte (uma).

Leia também:

Da redação – Rádio Rio Mar

Foto: Cynthia GoldShimith/Agência Brasil