Estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas podem concorrer a uma vaga para participar da Semana de Vivência Legislativa, promovida pelo Senado Federal, em Brasília, por meio do Programa Jovem Senador.

Estudantes do AM podem concorrer a vaga na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador. Foto: Divulgação.
A iniciativa é destinada a alunos do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país e busca incentivar a reflexão sobre política, democracia e cidadania. Para participar, os estudantes devem produzir uma redação dissertativa-argumentativa em ambiente escolar, sob a supervisão de um professor orientador. O tema deste ano é “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”.
- Homem é preso em Manaus após ameaçar de morte a ex-namorada por mensagens via Pix
- Presidente de escola de samba é preso por descumprir medida protetiva contra ex-companheira
A redação deve ser escrita ou transcrita na folha oficial do concurso, disponível no site jovem senador. As orientações sobre o processo de inscrição e participação foram detalhadas pela coordenadora estadual do projeto na Secretaria de Estado de Educação, Samantha Nobre.
Podem participar do concurso estudantes matriculados em escolas públicas da rede estadual de ensino que tenham, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026.
Para concorrer à vaga, os alunos devem entregar a redação à coordenação da escola até o dia 17 de abril. Em seguida, os textos passam por três etapas de seleção: a escolar, a estadual, realizada pela Secretaria de Educação, e a nacional, sob responsabilidade do Senado Federal. As seleções ocorrem entre os meses de maio e junho.
O resultado final será divulgado no dia 26 de junho de 2026.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar