Até essa semana, mais de 595 escolas em todos os municípios do Amazonas terão realizado a Avaliação de Verificação da Aprendizagem do Amazonas (Avam). Os resultados adquiridos resultarão em relatórios. Com aplicação de diversos filtros (por estudante, turma, município), a identificação dos percentuais de erros e acertos na Avam tornam-se subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas, como destaca a secretária executiva adjunta Pedagógica, da Secretaria de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc), Georgete Monteiro.
Em 2024, alunos dos 2º, do 4º e do 8º anos do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio realizarão a prova. Essa é a primeira janela de aplicação da Avam neste ano letivo, a próxima acontecerá em agosto. Até o dia 19 de abril, mais de 119 mil estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas farão a primeira edição de 2024. Na capital, são 226 unidades de ensino participantes, enquanto que no interior, 370 escolas integram a Avam.
Localizada na zona sul de Manaus, a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Roxana Pereira Bonessi é uma entre as mais de 595 unidades de ensino participantes da Avam. Na escola, mais 120 alunos dos 2º e 4º anos, do Ensino Fundamental, realizaram a prova. A gestora da unidade de ensino, Eliany Campos, relata os benefícios do procedimento para a educação.
A aplicação da prova tem como base as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa e Matemática utilizadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Rádio Rio Mar
Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar