O ano de 2023 traz uma série de oportunidades para quem busca ingressar no ensino superior. No Amazonas, estudantes revelam a maratona de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Vinícius Cunha de 17 anos, tem como meta a aprovação no curso de Medicina na UEA. Esse ano vai tentar a vaga pela segunda vez, e para conquistar o sonho, ele dobrou a rotina de estudos.
Paulo Holanda é professor em um curso preparatório na zona sul da cidade, e destaca que nesse período do ano a procura pelo serviço é muito grande. Ele explica que
- Inscrições para o Sisu 2023 começam nesta quinta-feira
- Secretaria de Educação abre vagas do Provão Eletrônico para Pessoas com Deficiência
Além de disciplina e determinação, a preparação para o vestibular também exige equilíbrio emocional, que é muito importante principalmente para aqueles estudantes que fizeram as provas em anos anteriores, e não foram aprovados, como explica o professor de química, Matheus Souza
Ainda segundo o professor de química, para quem não tem condições de pagar o cursinho, é possível estudar em casa, desde que haja força de vontade.