Estudantes da Escola Estadual Sant’Ana, localizada na zona centro-sul de Manaus, criaram um objeto chamdo “Papa Pilhas”, para o descarte correto de pilhas e baterias. O projeto foi desenvolvido dentro do Programa Ciência na Escola – PCE, e incentiva os alunos e a sociedade a preservarem o meio ambiente.
Em julho deste ano, a professora de química, Cely Cristina, apresentou a ideia aos alunos do ensino médio, que manifestaram interesse pela sua realização. Três estudantes ajudaram a desenvolver o plano de elaboração e foram contemplados com bolsas de estudo pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – Fapeam.
A idealizadora do projeto explica o funcionamento do programa e fala da importância de disseminar as ideias de preservação ambiental entre os estudantes.
As pilhas são compostas de metais pesados e tóxicos à saúde dos seres vivos e ao meio ambiente. Nelas, encontram – se o zinco, niquel, cádmio, e o mercúrio que é extremamente cancerígeno.
A professora destaca a lei que determina o descarte adequado desses materiais e defende a disseminação do tema em sala de aula.
Equipes compostas por alunos produziram cartazes e folhetos sobre o tema, além de promoverem apresentações em salas de aula. As mobilizações levaram conscientização aos jovens que demonstraram mudança em seus comportamentos.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar