Estratégias são traçadas para evitar racionamento de água durante a seca severa

O rio Negro já marca 17,74cm, de acordo com dados da Defesa Civil do Amazonas. O nível crítico preocupa e exige medidas preventivas para evitar a interrupção do fornecimento de água em decorrência da estiagem.

Para atender a demanda no Amazonas, o governo estadual já distribuiu 550 Sistemas do Água Boa e oito Estações de Tratamento de Água Móvel, além da instalação de 31 Purificadores de Água.

Em Manaus, uma operação foi montada pela concessionária responsável pelo abastecimento na capital. Ela envolve a adaptação de toda a estrutura de captação de água em Manaus para acompanhar o nível do Rio Negro. Caso o índice fique mais crítico, está prevista a implantação de estrutura de bombas d’água flutuantes.

O gerente de Operações da Águas de Manaus, Lineu Machado, explica como funciona este plano de ação.

A preparação teve início em abril desse ano, em uma atuação conjunta da Prefeitura com a concessionária. A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) participa do processo, que envolve mais de 30 profissionais dedicados exclusivamente para garantir o pleno funcionamento do sistema de água durante a estiagem.

Diariamente, 700 milhões de litros de água são captados e tratados para os mais de 2 milhões de manauaras.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação Águas de Manaus