Desde o ano passado, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) tem desenvolvido atividades com a agência das Nações Unidas, (Unicef) apoiando, principalmente, o Selo Unicef junto às prefeituras do interior. Nesta semana, ambos estiveram reunidos para alinhar estratégias de enfrentamento às Mudanças Climáticas que envolvam crianças e adolescentes, como ressalta o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.
Durante o encontro, o Unicef apresentou o projeto Green Rising, uma iniciativa global que busca criar oportunidades de ação ambiental para esse público.
A oficial para a Área de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do Unicef Brasil e chefe interina do Escritório de Manaus, Rayanne França, explica que a finalidade do projeto é envolver crianças, adolescentes e jovens nas pautas das Mudanças Climáticas.
A coordenadora dos projetos do Unicef, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Amazonas (Sedurb), Reny Moita, destaca que o projeto vai somar com outras ações que já são realizadas no âmbito do Selo Unicef, com os municípios que estão no processo de certificação.
O Green Rising é uma iniciativa global que busca criar oportunidades de ação ambiental para 10 milhões de crianças, adolescentes e jovens em todo o mundo, seja por meio de voluntariado e ativismo, seja a partir de educação ambiental e do incentivo à empregabilidade e ao empreendedorismo sustentável. A iniciativa foi lançada durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), no final de 2023.
Rádio Rio Mar
Foto: Júlia Lobão/UGPE