A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) enfrenta uma crise com o estoque de sangue. Devido a queda de mais de 50% no fluxo de doadores, a situação coloca em risco a capacidade de atendimento dos hospitais de urgências e emergências.
O hemocentro precisa de um estoque mínimo de 600 bolsas de sangue para atender à demanda do período carnavalesco. No entanto, o estoque caiu para menos de 300 bolsas armazenadas. A tipagem sanguínea mais afetada é o tipo O+ e O-, como explica a Gerente de Captação de Doadores, Nívia França.
Hector Muniz, doador de sangue há cerca de 10 anos, destaca que a iniciativa é essencial e pode salvar muitas vidas.
Ainda de acordo com Nívia França, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode ser um doador. É necessário estar com boa saúde, pesando acima de 50kg, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação e deve estar bem alimentada.
Nesta terça-feira, 13/02, não haverá coleta de sangue. A coleta será retomada na quarta-feira, 14/02, a partir de 13h. Para aqueles que ingeriram bebida alcoólica, é recomendado aguardar pelo menos 12 horas antes de realizar a doação de sangue.
O Hemoam está localizado na Av. Constantino Nery, 4397, zona Centro-sul de Manaus.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar