Estiagem 2025: Parlamento Amazônico inicia tratativas com a Defesa Civil Nacional

A estiagem de 2024 é a mais severa enfrentada pelo Amazonas. Dados da Defesa Civil indicam que 775.242 pessoas foram atingidas pelo fenômeno natural. Diversas ações estão sendo realizadas para reduzir os impactos causados pela seca dos rios.

Pensando em antecipar as ações por conta de uma possível estiagem em 2025, representantes do Parlamento Amazônico se reuniram com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O encontro teve como objetivo discutir medidas preventivas para minimizar os impactos da estiagem, que afeta diversos municípios nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Durante a reunião, foi debatida a necessidade de se antecipar, junto aos órgãos de Defesa Civil e ao Governo Federal, ações estratégicas que possam mitigar o isolamento causado pela seca severa, uma realidade recorrente na região. Para isso, será elaborado um documento contendo informações detalhadas fornecidas pelos estados afetados, como explica o deputado estadual Adjuto Afonso.

Uma das propostas discutidas foi a criação de um Fundo de Defesa Civil nos estados da região, inspirado em iniciativas de outras unidades da federação. O fundo poderá ser financiado por recursos federais, doações e verbas estaduais, e será destinado exclusivamente para enfrentar situações emergenciais como a estiagem.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação