A Influenza está entre as viroses respiratórias mais frequentes em todo o mundo. Diferente do resfriado comum, começa com sintomas mais comuns como febre, dores musculares, tosse, dor de garganta, coriza, calafrios, dor de cabeça e falta de apetite.
A infecção dura cerca de uma semana e os sintomas podem permanecer por alguns dias. Anualmente toda a população a partir de 06 meses de vida deve ser imunizada contrao vírus da Influenza, causador da gripe.
Segundo a médica Amanda Alecrim, é extremamente necessário a população atualizar a vacina pelo menos uma vez por ano.
“De acordo com dados da OMS, estima-se que 35 milhões de casos de gripe evoluem para a gravidade, entre eles 290.000 evoluem para óbito, então não esqueça: gripe pode sim complicar. É preciso se vacinar” Já está na hora de atualizar a caderneta de vacinação com a vacina de gripe ou influenza, lembrando que mesmo que você já tenha se vacinado contra a gripe no ano passado, já é hora de tomar a vacina novamente”, disse.
A gripe é causada por mais de um tipo de vírus influenza, classificados como A e B, e cada um deles possui seus subtipos.
Leia também: Campanha de vacinação segue até junho, no Amazonas
Com relação à transmissão do vírus, acontece por meio da tosse, espirro e contato com superfícies contaminadas.
No Amazonas, a campanha de vacinação contra influenza segue até o dia 3 de junho. A expectativa é vacinar 1.375.666 pessoas em todo o estado.
Ouça esta reportagem em áudio:
Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar