Especialista explica como organizar a vida financeira para começar 2024 com o pé direito

Especialista explica como organizar a vida financeira para começar 2024 com o pé direito.

O Ano Novo está chegando e, com ele, costumam surgir planos para um ano melhor que o anterior. Iniciar um novo ciclo no azul pode representar um desafio para quem está acostumado a gastar além do orçamento durante a época de festas, como é o caso do Industriário, Igor Siza.

Segundo levantamento realizado pela Serasa, o Amazonas tem mais de 1,5 milhão de pessoas inadimplentes. O maior volume de dívidas no estado é do setor de varejo (27,52%) seguido dos débitos de cartões e bancos (25,78%) e contas básicas como água, luz e gás (16,27%). Apesar do número negativo, a economista Roberta Veras explica que a organização financeira pode ajudar a mudar esse cenário, sendo algo fundamental e que deve ser realizada ao longo de todo o ano.

A especialista destaca que ter metas claras pode ajudar a planejar e priorizar gastos, bem como encontrar investimentos adequados ao seu perfil. Outra dica, segundo a economista, é comparar mensalmente esses gastos com a renda líquida disponível. Se, nessa comparação, for identificado um déficit, é importante ver onde pode economizar para equilibrar as contas. E se sobrar dinheiro, faça investimentos.

 

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar