As festas de final de ano são um momento de celebração e de reunir a família. Nas residências há muitos enfeites e luzes que dão toda vida ao cenário da festa de natal e de ano novo. Mas é preciso ter alguns cuidados quanto à sobrecarga da energia elétrica.
Neste período em que o consumo é elevado, a sobrecarga e instalações mal feitas, podem ocasionar problemas para aparelhos eletrônicos, além dos riscos à vida humana, com choques, curtos-circuitos e até incêndios, destaca o Diretor de Relações Institucionais da Amazonas Energia, Radyr Gomes.
Algumas iniciativas podem ajudar a reduzir os riscos. Ter atenção a produtos ferrosos, a quantidade de lâmpadas instaladas, desligar aparelhos eletrônicos da tomada quando estiverem fora de uso.
De acordo com o Engenheiro Elétrico Eletrônico, Ronaldo Trindade, é indicado evitar o uso de benjamim e ter atenção à reutilização de pisca-piscas.
Há quem conheça ou que já viveu um acidente doméstico com o uso indevido de energia. A médica veterinária, Kevellyn Guedes, desde que ouviu o relato de uma amiga, adotou os cuidados.
É importante ter atenção ao uso de luzes próximo de áreas molhadas e de calor excessivo. Ao sair de casa, ou na hora de dormir, desligue os enfeites elétricos evitando também o desperdício de energia.
Ouço a matéria em áudio:
Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar