A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) vai testar nas próximas duas semanas, 2.391 profissionais de educação de 81 escolas, por meio de exame de diagnóstico RT-PCR, para detecção do novo coronavírus.
O monitoramento iniciou no dia 31 de março, e já foram realizados 466 exames em nove instituições educacionais. Do total de amostras coletadas, para diagnóstico de Covid-19, foram detectados três (0,6%) casos positivos para a doença em três instituições. Os demais 463 (99,4%) exames apresentaram resultado negativo.
Segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, enfermeira Evelyn Campelo, os três casos positivos foram afastados do ambiente escolar e orientados sobre os cuidados preventivos da disseminação do novo coronavírus.
O monitoramento de infectados pelo novo coronavírus entre profissionais de educação faz parte do Sistema de Vigilância Ativa nas Escolas, que realiza o acompanhamento por ocasião do retorno das atividades educacionais no grupo de instituições voltadas à educação infantil particulares para crianças de até 5 anos de idade. O retorno dessas instituições foi autorizado pelo Decreto estadual nº 43.520.
Fonte: FVS-AM
Foto: Divulgação/FVS-AM