Escola indígena de Manaus alia tecnologia ao conhecimento tradicional

A robótica é uma aliada na educação tecnologia. Em Manaus, a Escola Indígena Municipal Aru Waimi, localizada na zona ribeirinha da capital, desenvolve um projeto de inovação e inclusão digital, unindo tecnologia ao ensino indígena.

Os alunos desenvolveram e criaram um robô chamado “Kirimbawa”, nome que significa “forte” na língua Nheengatu. Ele foi pensado para demonstrar como a robótica pode ser aplicada na solução de desafios cotidianos da comunidade, como o transporte de materiais e a realização de tarefas diárias.

O professor Erick Isidoro, coordenador do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), destaca como o uso da tecnologia tem mudado a educação indígena.

A aluna Fernanda Brasão faz parte da equipe de criação do robô “Kirimbawa”. Ela ressalta o impacto da robótica na escola.

A iniciativa é resultado de uma parceria da educação municipal com a Ardagh Metal Packaging e o Serviço Social da Indústria (Sesi). A diretora de Sustentabilidade e líder do Projeto Ardagh para Educação, Elisangela Matos, destaca a importância da educação tecnológica para a atual geração.

 

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação

 

 

  • Sakuratoto