A Escola Bíblico-Catequética Frei Bernardo Cansi, foi criada por volta da década de 80 e é coordenada pela equipe da Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS). A escola tem a missão de formar catequistas, ajudando-os no aprofundamento do conhecimento de si mesmo, da fé e da espiritualidade.
Recentemente a organização realizou a abertura da turma de 2024 no dia 17 de fevereiro, em evento realizado nas dependências da Cúria Arquidiocesana de Manaus. Ao todo estão inscritos 90 catequistas oriundos de todos os setores localizados na capital de Manaus. Os setores Rios e Cachoeiras e Rio Solimões, que contemplam paróquias dos municípios da região metropolitana, serão contemplados através da criação de pólos da escola catequética.
Segundo a coordenadora arquidiocesana Rosália Gaspar, a formação é sistemática, abrange vários temas e atende aos requisitos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Os catequistas que integram a turma de formação, tornam-se multiplicadores da Palavra de Deus e comprometidos com a realidade de suas comunidades.
As aulas acontecem todo o terceiro sábado do mês, das 8h às 17h, no auditório da Cúria Metropolitana e tem duração de 10 meses (fevereiro a novembro), com uma carga horária total de 120 horas, sendo 90h de conteúdo teórico (presencial) e 30h em atividades práticas. Ao final, os que concluírem o curso receberão um certificado e poderão fazer uma especialização para mais aprofundamento, em curso oferecido pela Faculdade Católica do Amazonas em parceria com a PUC/Minas.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar