Treinamento: A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 já foi inserida no Plano Nacional de Operacionalização do Ministério da Saúde e deve começar a ser aplicada nos pequenos a partir da segunda quinzena de janeiro com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose. Para garantir a segurança no processo de aplicação, chefes de imunização dos Distritos de Saúde de Manaus participaram de treinamento sobre o manuseio adequado da vacina Pfizer voltada a este público. A chefe do Núcleo de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, relata que as orientações são importantes nesta nova etapa da campanha.
A secretária de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, também participou da capacitação realizada de forma online pelo Ministério da Saúde. Para ela, o treinamento é fundamental na luta contra a Covid-19 já que há algumas características especificas na imunização deste novo grupo.
A estimativa da Semsa é de que aproximadamente 305 mil crianças sejam imunizadas. A vacinação acontecerá de forma escalonada por grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. As doses do imunizante Pfizer, com rótulo laranja especifico para o público infantil, devem estar disponíveis a partir do dia 15 deste mês, nas Unidades Básicas de Saúde.
A composição do imunizante Pfizer destinado as crianças de 5 a 11 anos teve segurança e eficácia atestadas pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Camila Batista / Semsa