As Equipes de Nossa Senhora, Movimento de casais da Igreja Católica que visa a Espiritualidade conjugal, junto a Arquidiocese de Manaus, este ano completa seu Jubileu de Ouro em comemoração aos 50 anos das ENS na Amazônia. Para celebrar a data uma carreata seguida de celebração presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo, aconteceu no último sábado no Santuário de São José.
As equipes são um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo e constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã. Durante a Santa Missa, Dom Leonardo falou sobre a missão das equipes. O casal regional, Concinha e Gláucio, ressaltou que o trabalho para o Jubileu iniciou no início do ano.
Em 1938, um jovem padre de Paris, Henri Caffarel, recebia a visita de uma pessoa que desejava lhe falar sobre sua vida espiritual. Alguns dias depois, ela volta, acompanhada do marido. A seguir, esse casal apresenta o Padre Caffarel a outros três casais. Repletos de amor e cristãos convictos pedem a ele que os guie em busca de viver o seu amor à luz da sua fé. Assim surge a missão das ENS.
As Equipes sob a proteção de Nossa Senhora e através de pontos concretos de esforço procuramos progredir, como casal, família, no amor de Deus e do próximo.
O Movimento das Equipes de Nossa Senhora possui uma organização destinada a coordenar, animar, apoiar, servir e manter a sua unidade. Essa unidade é constituída e formada pelo desejo de progredir juntos na fidelidade ao espírito e aos seus métodos.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Fotos: Perezes Júnior