O início de um novo momento para a Igreja Católica, na região do Baixo Amazonas já tem data e hora marcada. No dia 12 de fevereiro, ás 18h, na Catedral de Nossa Senhora do Carmo será o anúncio do começo do episcopado de dom José Albuquerque de Araújo, novo bispo da Diocese de Parintins, que substituirá o bispo emérito dom Giuliano Frigeni.
Em entrevista concedida a reportagem, dom José Alburqueque informou como vai ser a celebração nesse dia 12, será ás 18h, na Catedral de Parintins e ele dará inicio ao seu ministério episcopal.
“Darei continuidade a tudo aquilo que o dom Giuliano Frigeni realizou nesses quase 24 anos que esteve a frente daquela igreja. Toda essa programação está sendo preparada para o final de semana que antecede o inicio da quaresma, da quarta-feira de cinzas. Então, a partir do dia 12 de fevereiro eu começo a residir em Parintins e a atender todos os munícipios que fazem parte daquela diocese.”
Dom José Albuquerque é o primeiro bispo brasileiro e amazonense que atuará na Diocese de Parintins. Ele disse ainda que está muito grato a Deus por participar dessa história tão bonita de mais de 70 anos, em que os missionários italianos puderam fundar as primeiras comunidade ali naquela região.
“É uma honra e privilégio fazer parte dessa história mas também uma responsabilidade de ser o primeiro amazonense e brasileiro a assumir a função. Espero ser o primeiro de muitos que virão pela frente.”
A Igreja Católica na região do Baixo Amazonas é formada pelos municípios de: Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista dos Ramos e Maués.
Carlos Alexandre – Parintins
Leia também: