O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira, que o governo federal vai lançar um programa de testagem da população para Covid-19. O anúncio foi feito após reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, no Palácio do Planalto. Ainda não há data para início do programa.
De acordo com Queiroga, o objetivo é conseguir identificar os casos positivos e seus contactantes para que se possa adotar uma política mais efetiva de quarentena para os indivíduos afetados pela doença e, dessa forma, reduzir a transmissão da doença. Ele explicou que o programa usará testes antígenos para detecção do vírus, que têm resultados mais rápidos do que o teste de RT-PCR.
O ministro também anunciou a antecipação da entrega de 2 milhões de doses de vacinas do consórcio Covax Facility de junho para maio, totalizando, então, 4 milhões de doses do consórcio no próximo mês. De acordo com o contrato de adesão à iniciativa, o país terá acesso a 42,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.
A pasta também atualizará semanalmente o cronograma da vacinação, com as doses confirmadas e as que devem ser entregues ao longo do ano.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil