Entre os dias 19 e 22 de agosto, a Cidade de Manaus será sede do V Encontro da Igreja da Amazônia. A atividade é organizada pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil).
Cerca de 60 bispos da Amazônia Legal, dois Cardeais, religiosos e leigos representantes das pastorais e organismos que atuam na Igreja da Amazônia e lideranças indígenas, estarão presentes no evento.
O encontro objetiva ser uma continuidade dos processos iniciados em 2022, último evento com os bispos da Amazônia Legal em Santarém, como explica o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia e Arcebispo de São Luiz, no Maranhão, Dom Gilberto Pastana.
Para a realização do encontro, foi feito um levantamento com todos os regionais da Amazônia, e a partir desses dados será feita uma socialização, principalmente, a partir do documento de Santarém e do Sínodo da Amazônia, observando alguns desdobramentos desses dois encontros. Além das temáticas ressaltadas, será feita uma análise de conjuntura eclesial com participação de leigos e bispos.
Ouça a matéria completa:
A celebração de abertura acontece nesta segunda-feira, 19/08, às 18h30, no Auditório do Centro de Treinamento Maromba. O demais dias terá programação restrita somente para os bispos e convidados. Ao final do encontro uma carta ao povo de Deus da Amazônia deve ser publicada.
Este encontro é um reflexo do compromisso contínuo da Igreja Católica com a Amazônia e com a luta por um futuro mais justo e sustentável para a região. A esperança é que as discussões e decisões tomadas durante esses três dias possam inspirar novas iniciativas e promover um futuro mais promissor para a rica e vital região amazônica.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar